segunda-feira, 25 de julho de 2011

Homenagem a Amy Winehouse

Eae galera!!
Esse final de semana foi marcado por uma notícia muito triste, que abalou o mundo inteiro. Na tarde deste sábado, Amy Winehouse foi encontrada morta, aos 27 anos, onde ela morava, em Camden, na Inglaterra. Ainda não se sabe qual foi a verdadeira causa da morte, embora muitos já suspeitem. Mas nesse post não vou ficar comentando sobre a morte, e sim sobre a vida dessa cantora, como forma de homenageá-la.
Dona de uma voz inconfundível, Amy Jade Winehouse nasceu em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, no dia 14 de setembro de 1983. A filha de um motorista de táxi e de uma farmacêutica presenciou, em sua infância e parte da adolescência, os abusos de seu pai perante sua mãe, que iniciou no ano de seu nascimento um caso com uma colega de trabalho, que se tornou sua esposa em 1996. Na canção “What It Is About Men” a cantora se refere a o que sua mãe teve de passar e ao comportamento de "homem de família" do próprio pai. 

        
Por volta de seus dez anos, Amy fundou uma banda amadora de rap. Aos treze ganhou a sua primeira guitarra elétrica, e por volta dos 16 anos já cantava profissionalmente. O seu álbum de estréia, "Frank", foi lançado em outubro de 2003, com várias influências do jazz. O álbum foi muito bem recebido, comercial e criticamente, e sua voz foi comparada à de Sarah Vaughan, Macy Gray, entre outras. O segundo álbum, de 2006, "Back to Black", deu a ela seis indicações ao Grammy awards 2008, das quais ela venceu cinco: melhor canção, melhor gravação, artista revelação, melhor álbum pop e melhor interpretação feminina. "Back to Black" atingiu mais de 5 milhões de cópias no ano de 2007 e mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro até o primeiro semestre de 2008.                
No dia 18 de maio de 2007 casou-se, em Miami, com Blake Fielder-Civil, que foi preso pela acusação de ter ferido gravemente um proprietário de um pub, e de ter tentado obstruir a justiça.

Os problemas de Amy com drogas e álcool passaram a ser noticiados ao redor do mundo em 2008. No dia 22 de janeiro de 2008, um vídeo com Amy usando crack e outras drogas saiu no site do jornal inglês The Sun. Em 25 de janeiro, foi internada numa clínica de reabilitação, sendo vigiada 24 horas por dia. Neste mesmo ano, Amy foi presa duas vezes por posse de drogas e confessou ter batido em um homem com as mãos. Em junho de 2008 o pai de Amy revelou aos jornalistas que ela estava com uma possível arritmia cardíaca devido a ser usuária de cigarro e cocaína. Em 2009 Amy Winehouse já havia vendido 505 mil cópias de seus dois discos anteriores no Brasil, e garantiu estar se recuperando. 

  
Em 2010, Amy terminou seu tratamento na reabilitação e finalmente parecia ter se libertado das drogas, podendo concentrar-se no seu terceiro disco, esperado para janeiro de 2011, o que de fato, não ocorreu. 




Neste ano, acabaram suas histórias. Sem mais escândalos, sem mais shows ou novas músicas. Mas nada vai apagar seu seus momentos de fama, que criou moda e vários fãs, fez ressurgir o soul e o jazz na população jovem, e marcou sua forte voz para sempre. 

Bjinhos e até o próximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário